Você quer fazer Direito nos Estados Unidos? Então, antes de tudo, precisa saber o que é pre-law! Isso porque, no país, tanto as formações em Direito quanto em Medicina são feitas como mestrado, o que significa que você precisa fazer um outro curso antes de se tornar, de fato, um(a) advogado(a) ou médico(a). Nesse texto, você confere uma explicação completa sobre o tema!

2-o-que-e-pre-law

O que é pre-law?

O termo “pre-law” se refere a qualquer curso de graduação que um estudante universitário faz para se preparar para a faculdade de Direito nos Estados Unidos. Algumas instituições têm cursos específicos de pre-law para os estudantes que pretendem cursar Direito, mas você pode se formar em qualquer área e ainda assim ingressar em uma Law School, desde que conclua com êxito a faculdade e obtenha um diploma de bacharel.

Diferente das faculdades de Medicina, que pedem que os estudantes em pre-med cumpram alguns requisitos, como aulas de Biologia e Química, os cursos de Direito não têm especificações para o ingresso dos estudantes. Isso quer dizer que você pode, de fato, se formar em qualquer área e, depois, aplicar para uma faculdade de Direito. No entanto, você ainda precisa fazer o LSAT para concorrer a uma vaga, mas falaremos mais sobre essa prova no decorrer do texto.

Devo fazer um curso específico de pre-law?

A recomendação geral é de que não há necessidade de se fazer um curso específico de pre-law, por algumas razões. Primeiramente, esses cursos não são vistos como graduações desafiadoras pelas universidades. Isso quer dizer que, quando você for aplicar, de fato, para a faculdade de Direito, não vai ter nenhuma vantagem em relação a candidatos que não cursaram o pre-law e se formaram em outras áreas. Inclusive, o contrário pode acontecer: pode ser que eles se saiam melhor na avaliação do que você.

Além disso, pouquíssimas instituições de ensino nos Estados Unidos oferecem cursos específicos de pre-law. Por exemplo, grande parte das universidades mais prestigiadas do país não conta com majors em pre-law. A maioria das faculdades enfatiza disciplinas acadêmicas tradicionais e não oferece muitos cursos pré-profissionais. Isso pode tanto tornar sua busca por um curso mais complicada como pode fazer você acabar em uma instituição pouco conceituada.

4-o-que-e-pre-law

Suprema Corte dos EUA

Qual curso, então, eu posso fazer?

Agora que você já sabe o que é pre-law, deve estar se perguntando qual graduação deve cursar. A melhor resposta, nesse caso, é fazer algo que você gosta. Isso porque, quando você estuda sobre algo que realmente desperta o seu interesse, tem mais chances de tirar boas notas, o que, consequentemente, aumentará as suas chances de entrar em uma faculdade de Direito.

Por outro lado, se você estiver tentando encontrar um curso que vai te preparar melhor para a faculdade de Direito, convém escolher uma graduação que enfatize lógica, habilidades analíticas, compreensão de textos e habilidades de escrita. Esses são todos os atributos que você precisa ter para ir bem no LSAT e no curso de Direito.

Saber no que outros candidatos à faculdades de Direito nos EUA estão se formando também pode te ajudar a tomar sua decisão. Abaixo, separamos uma tabela com os dez cursos mais populares para candidatos a cursos de Direito, além do número de candidatos, a pontuação média do LSAT para aquele curso e a porcentagem de candidatos admitidos em pelo menos uma faculdade de Direito. Esses dados são do Conselho de Admissão das Faculdades de Direito (Law School Admission Council – LSAC).

Para contextualizar, o LSAT é pontuado em uma escala de 120 a 180. A pontuação média é de cerca de 150. Já a pontuação média das 25 principais faculdades de Direito é superior a 160 e, nas 10 melhores, superior a 170.

Curso

Número de candidatos Média no LSAT

% de candidatos admitidos

Ciência Política

11,947

153.6

80%

OUTRO

4,537 148.4

64%

Psicologia

3,736 152.5

77%

Justiça Criminal

3,629 145.9

62%

Inglês

3,151 154.8

81%

História

3,138 156.3

85%

Economia

2,757 159.0

86%

Filosofia

2,238 157.2

83%

Artes e Humanidades

1,947 154.0

77%

Sociologia

1,870 150.6

71%

Como você pode ver, Ciência Política é, de longe, o curso mais popular entre os candidatos a programas de Direito nos EUA. Por outro lado, se você observar os dados completos, vai ver que os cursos de Ciência Política representam apenas cerca de um quinto de todos os candidatos a faculdades de Direito, o que mostra que há uma ampla distribuição nas áreas em que esses candidatos se formam.

Os cursos de Economia têm a maior média de pontuação no LSAT, além da maior taxa de aceitação nas faculdades. Se você estiver se perguntando, entre os dados havia 660 candidatos que se formaram em cursos específicos de pre-law e tiveram uma pontuação média no LSAT de 148 e uma taxa de aceitação de 65%.

1-o-que-e-pre-law

Estudando para o LSAT

Além de saber o que é pre-law, você deve estar por dentro também do que é o Law School Admission Test (LSAT). Ele é um teste padronizado de ingresso nas faculdades de Direito dos EUA e funciona de forma parecida ao MCAT e aos ENEMs americanos, como o SAT e o ACT. Assim como essas outras provas, o LSAT pode ser feito aqui mesmo no Brasil, com centros aplicando a prova no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP) e em Brasília (DF).

Em geral, o LSAT é visto como um teste desafiador, o que significa que você deve reservar tempo suficiente para se preparar para ele. Você pode usar livros ou participar de aulas preparatórias para te ajudar nos seus estudos. No entanto, antes de comprar qualquer livro ou se inscrever para uma aula, faça uma pesquisa para garantir que você esteja adquirindo um livro de alta qualidade ou participando de uma boa aula, que vai te preparar adequadamente para o teste. Existem muitos livros e aulas preparatórias abaixo da média por aí!

Você pode também fazer pelo menos alguns simulados que reproduzam as condições do teste. Isso vai melhorar sua resistência, trabalhar seu gerenciamento de tempo e te mostrar se você está próximo(a) da sua meta de pontuação. Existem exercícios gratuitos do LSAT disponíveis na internet.

Intercâmbio com a UDI

Você já sabia o que é pre-law ou entendeu só depois de ler esse texto? Conta para a gente nos comentários! Agora, se você quiser uma ajuda completa para conquistar uma oportunidade internacional (seja pre-law ou não), você pode contar com as aulas da nossa mentoria especializada, 100% online. Faça agora mesmo o seu teste de perfil! Basta clicar aqui.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos