Nesse momento, o isolamento social é uma das melhores formas de prevenir o crescimento do número de infecções por COVID-19. Porém, esse tempo em quarentena não precisa ser ocioso, ainda mais se você tiver a intenção de fazer um intercâmbio quando tudo isso passar. Aliás, essa é a hora perfeita para você se preparar para estudar fora! Não sabe como? Nós te explicamos nesse texto. Confira!

5 formas de se preparar para estudar fora durante a quarentena

Mantenha uma rotina

Uma das partes mais importantes para se preparar para estudar fora durante a quarentena é manter uma rotina saudável e produtiva. Caso você não tenha essa disciplina, vai se distrair e entediar muito fácil, deixando a preparação de lado. Sendo assim, acorde todos os dias em um horário razoável e se prepare para um dia normal. Limpe sua mesa ou escrivaninha, liste as tarefas que quer desenvolver, coma alimentos saudáveis, faça exercícios (se possível), e não esqueça de manter contato com seus amigos e familiares.

Decida onde quer estudar

Esse é o passo mais básico quando você for se preparar para estudar fora. Por mais óbvio que possa parecer, é importante você ter um ponto de partida. Pesquise e decida primeiro em qual país você quer estudar e, depois disso, em qual região do país. Por fim, escolha uma universidade ou escola naquela região. 

Para começar a decidir, você pode fazer uma lista de lugares e instituições que despertam seu interesse e depois ir pesquisando e riscando aquelas que acha que não são ideais. Use variáveis como o clima, o estilo e o custo de vida, a qualidade da educação, o idioma falado ou a distância em relação ao Brasil para decidir.

Uma dica importante é nunca escolher o seu destino baseando-se apenas na cidade que você sonha morar. Afinal, se você está indo com o objetivo de estudar, esse deve ser o seu principal direcionamento na hora da escolha. 

Pesquise os requisitos das instituições estrangeiras

Se você for fazer um intercâmbio temporário (sanduíche), verifique se vai poder utilizar os créditos das aulas que teve aqui no Brasil. Por outro lado, se quiser fazer uma graduação completa no exterior, pesquise quais são os critérios de seleção e qual é o processo de aplicação. Prazos e documentos são muito importantes. Finalmente, pesquise como é o ambiente educacional da instituição: como são feitas as avaliações, o sistema de notas, a relação dos professores com os alunos, etc.

Faça um planejamento financeiro

É muito importante que você se planeje em termos de finanças antes de ir para o intercâmbio. Afinal, você não vai querer ter surpresas negativas a milhares de quilômetros de casa, não é? Sendo assim, faça uma tabela com todos os seus gastos. Com isso, você vai conseguir visualizar melhor como está lidando com o seu dinheiro e, a partir daí, começar a cortar alguns gastos supérfluos

Em outra planilha, anote também tudo o que você vai precisar gastar com o intercâmbio em si: a emissão de documentos, as passagens aéreas, o seguro, a taxa de matrícula, etc. Toda vez que conseguir economizar alguma quantia, pode anotar nesta segunda planilha, deduzindo do valor total que precisa arrecadar.

Estude para as provas

Para ingressar em universidades no exterior, você vai precisar fazer algumas provas, seja o SAT ou o ACT, os testes de proficiência ou até mesmo o ENEM. E esse período de quarentena é ideal para começar a se preparar para mandar bem nessas provas. Vá para uma parte sossegada da casa e revise todo o conteúdo que pode vir a cair nesses testes. Não se esqueça de alternar os assuntos para não se sentir sobrecarregado(a) com apenas uma matéria ou tema.

Intercâmbio com a UDI

Se você quiser se preparar para estudar fora de forma completa e mais especializada, pode contar com a ajuda da nossa mentoria, que é 100% online. Nós te ajudamos em todo o processo para conquistar uma oportunidade no exterior. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.