Não há dúvidas que Reino Unido e Austrália são dois dos melhores destinos para se fazer um intercâmbio e estudar inglês. Ambos os países têm universidades muito bem colocadas nos rankings mundiais, sendo referência internacional. Mas você sabe quais são as diferenças entre as instituições de ensino superior desses dois países? Para te ajudar a escolher o destino ideal, fizemos uma comparação entre as universidades britânicas e australianas a partir de 4 pontos principais.

Quais são as diferenças entre as universidades do Reino Unido e Austrália?

Prestígio e reputação

Historicamente, o Reino Unido é reconhecido internacionalmente por sua tradição em qualidade educacional. Oxford e Cambridge, por exemplo, estão entre as 10 melhores e mais conhecidas universidades do mundo. No QS World University Rankings 2020, há 7 universidades australianas e 18 britânicas entre as 100 melhores do mundo. No entanto, é importante observar que a Austrália tem uma proporção maior, pois possui apenas 42 universidades no país enquanto o Reino Unido tem cerca de 120.

cambridge-reino-unido-e-australia

Faculdade Peterhouse, parte da Universidade de Cambridge

Pré-requisitos

Nesse ponto, as universidades do Reino Unido e Austrália são muito parecidas. Para estudantes que não têm o inglês como língua materna, tanto as instituições britânicas quanto as australianas preferem o IELTS como teste de proficiência, indispensável para entrar nas universidades. Algumas, em ambos os países, aceitam também o TOEFL, porém destacam a preferência pelo IELTS.

Avaliação

No geral, o Reino Unido avalia o alunos principalmente a partir de exames. Já na Austrália, há um maior equilíbrio entre avaliações, apresentações, seminários e testes. Também é bastante comum por lá a atribuição de notas para a participação do aluno em discussões, debates e trabalhos.

As universidades do Reino Unido e da Austrália também têm sistemas de notas diferentes. O Reino Unido usa o sistema de honras, que vai da Primeira Classe até a Terceira Classe, dependendo do nível das notas. Já a Austrália separa os resultados através de conceitos, que vão desde a “alta distinção” (high distinction), para as notas mais altas, até a “falha”, para as mais baixas.

notas-reino-unido-e-australia

A Austrália também possui um sistema GPA (Grade Point Average) de sete escalas em que as notas são representadas da seguinte forma:

  • Alta Distinção = 7
  • Distinção = 6
  • Crédito = 5
  • Regular = 4
  • Nível de falha 1 = 1
  • Nível de falha 2 = 0

Currículo

Assim como no Brasil, Reino Unido e Austrália exigem que você tenha escolhido um curso antes de entrar na universidade. No entanto, no geral, o sistema de ensino superior australiano pode ser visto como mais flexível e mais amplo que o sistema do Reino Unido. Na Austrália, há mais ênfase nas disciplinas eletivas (assuntos fora da sua área principal). Assim, você pode adaptar seu curso de uma forma que atenda aos seus objetivos de carreira.

Custo e duração

A duração de um curso de bacharelado, tanto na Austrália quanto no Reino Unido, é de três anos. Quanto ao custo de vida, pode ser surpresa para alguns, mas a Austrália pode acabar sendo mais cara do que o Reino Unido e até mesmo os EUA. No entanto, tudo depende da região do país na qual você vai fazer seu intercâmbio. Por exemplo, se for estudar em uma universidade de prestígio em Londres, o custo de vida provavelmente será mais caro do que uma universidade australiana comum.

sydney-reino-unido-e-australia

O Main Quadrangle, na Universidade de Sydney

Outros pontos para levar em consideração

Nós podemos observar grandes diferenças também se comparamos o ambiente entre Reino Unido e Austrália. As terras britânicas são conhecidas pelo seu clima mais fresco e chuvoso, enquanto a Austrália é bastante quente e ensolarada. Se você gosta de vida selvagem e de atividades ao ar livre, o país dos cangurus pode ser o lugar perfeito para você! Culturalmente, muitos estudantes comentam que os professores do Reino Unido são mais formais em comparação aos australianos, que são mais descontraídos e informais.

Intercâmbio com a UDI

Entre Reino Unido e Austrália, qual país você acha que é o ideal para você? Se quiser começar a se preparar para conquistar uma vaga em um dos dois (ou em qualquer outro), você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.