Muita gente, antes de ir para os Estados Unidos, acha que fast-food é o único tipo de comida que define a culinária americana. É claro que as redes de comida rápida são muito comuns por lá, mas existe uma variedade de pratos e receitas que compõem a alimentação dos norte-americanos. Você tem curiosidade para saber o que e como eles comem por lá? Então confira esses fatos que separamos para você!

Afinal, como é a culinária americana?

A culinária americana pode ser definida como um conjunto de diferentes tipos de alimentos, originários de outras partes do mundo, mas que foram adaptados. Como a própria cultura dos Estados Unidos é constituída da combinação de várias outras culturas, isso também foi traduzido na alimentação das pessoas por lá.

Por exemplo, restaurantes de culinária italiana, mexicana e chinesa são muito comuns nos EUA, mesmo em cidades pequenas. Apesar disso, é importante entender que, embora esse tipo de cozinha seja chamado de “mexicana”, “italiana”, “chinesa” e etc., os sabores, ingredientes e as receitas podem ser bem diferentes dos encontrados no México, na Itália ou na China.

Comida preparada em casa

Por mais que exista a facilidade de comer na rua, você vai se surpreender com a quantidade de americanos que preparam suas refeições em casa. Muitas vezes isso significa só colocar uma comida congelada no microondas, mas existem também as pessoas que cozinham os pratos do zero, igual fazemos (na maioria das vezes) aqui no Brasil. Nas comidas preparadas em casa, geralmente os norte-americanos seguem a receita básica de ter proteínas (como carne, legumes e nozes), ovos e derivados de leite, grãos (arroz, trigo, etc.) e verduras.

casa-culinária-americana

O costume de cozinhar em casa é muito comum nos EUA também

Saudável até no fast-food

Se você acha que os fast-foods são feitos só de comida calórica e gordurosa, você está enganado(a). Nos EUA, é possível encontrar opções saudáveis como saladas, frutas, iogurte e aveia em lanchonetes como McDonald’s, Wendy’s, Burger King, Subway e Starbucks. Além disso, outros tipos de restaurantes, como o Applebee’s e o Denny’s também servem pratos mais saudáveis e até fitness.

Supermercados completos

Da mesma forma, você se engana se acha que os ingredientes nos supermercados também se encaixam no estereótipo de serem muito calóricos. A verdade é que os supermercados e até mesmo as mercearias por lá são muito completos, tanto com as opções tradicionais como com as mais saudáveis. Os supermercados têm muitos produtos frescos (frutas e legumes), grãos e carnes o ano todo. Além disso, é comum encontrar corredores especiais para alimentos orgânicos.

supermercado-culinária-americana

A sessão de hortifrúti nos supermercados americanos é cheia de opções frescas e saudáveis

Feiras de produtos locais

Assim como aqui no Brasil, nos Estados Unidos também é possível comprar artigos em mercados e feiras de produtores e agricultores, principalmente em cidades menores. Nesses comércios, é comum encontrar ingredientes cultivados e produzidos localmente, como frutas, legumes, carne e grãos, além de itens caseiros, como geleias, pães, sabonetes e muito mais. A diferença, no caso desses estabelecimentos, é que eles abrem geralmente no fim da primavera e funcionam até o início do outono. No restante do ano, a alternativa são os supermercados tradicionais.

organic-culinária-americana

Os mercados orgânicos, além de beneficiarem sua saúde, ainda ajudam os produtores locais

Em suma, embora existam muitos restaurantes de fast-food nos EUA (e os americanos comam muito nessas lanchonetes), é incorreto pensar na culinária americana como sendo apenas algo relacionado ao McDonald’s ou ao Pizza Hut. Assim como a língua inglesa emprestou palavras de muitas línguas e culturas diferentes, os americanos também pegaram emprestado vários aspectos dos sabores do mundo, os adaptando e criando pratos únicos que só podem ser descritos como uma coisa: a culinária tipicamente americana.

Intercâmbio com a UDI

Você quer começar a se preparar para conquistar sua vaga em uma universidade no exterior? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil (clicando aqui) e conheça o trabalho da nossa mentoria especializada. Nossa equipe de mentores está a postos para te ajudar! 

Quer acompanhar todos os conteúdos do Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.