Ser aceito no MIT é o sonho de muita gente. E não é para menos, já que a universidade foi considerada a melhor do mundo no QS World University Rankings de 2020. Mas você sabe, ao certo, o que é preciso para chegar até lá? Trouxemos aqui um panorama das aprovações do Massachusetts Institute of Technology para te ajudar a se preparar para fazer a sua aplicação. Confira!

Qual é o caminho para ser aceito no MIT?

O MIT é uma das universidades mais seletivas do mundo. Atualmente, a taxa de aceitação por lá é de 6,7%, o que significa que ele aceita apenas cerca de 7 pessoas para cada 100 que se candidatam a uma vaga. Uma taxa de aceitação de 6,7% significa que o instituto é extremamente competitivo para entrar. Sendo assim, você vai precisar de excelentes notas, altas pontuações em testes como SAT e ACT, essays e cartas de recomendação para ser aceito no MIT. Grande domo do MIT

Prazos e requisitos da aplicação para o MIT

O MIT tem seu próprio processo seletivo. Isso quer dizer que ele não aceita inscrições pela Common Application, Coalition Application ou Universal Application. Aqui estão todos os requisitos para aplicação no MIT: O prazo regular de aplicação para a universidade é o dia 1º de janeiro. Os candidatos são notificados da aprovação (ou não) em meados de março.

É possível se inscrever como early application ou action?

Sim, a universidade permite que os candidatos apliquem como early action. Isso significa que você pode se inscrever e ser aceito no MIT meses antes de outros alunos, mas não precisará se comprometer com o instituto se for aprovado. O prazo para inscrição nessa modalidade vai até 1º de novembro e os estudantes são notificados do resultado do processo seletivo em meados de dezembro. De acordo com as estatísticas de admissões do MIT para a turma de 2022, os candidatos que se inscreveram mais cedo não tiveram nenhuma vantagem significativa sobre os alunos que se inscreveram no prazo regular. Para ambos os prazos de admissão, pouco menos de 7% dos aplicantes foram aceitos.  Simmons Hall, no campus do MIT

Qual GPA é preciso para ser aceito no MIT?

O MIT não especifica um requisito mínimo de GPA e não libera o GPA médio dos candidatos admitidos. Porém, devido ao calibre dos estudantes aceitos pela instituição, podemos supor que o GPA médio é bastante alto. Isso quer dizer que você deve procurar sempre tirar notas altas, de preferência o total da disciplina que está cursando. Além das notas em si, o MIT também presta atenção na carga horária e na dificuldade das disciplinas que o candidato já teve. Com isso, eles querem saber se você está se desafiando. Dessa forma, é importante que você participe de aulas mais avançadas ou até mesmo curse disciplinas isoladas em uma outra universidade (talvez até mesmo aqui do Brasil) para mostrar que você não tem medo de desafios acadêmicos.

Notas nos ENEMs Americanos

Como dissemos anteriormente, para ser aceito no MIT, você vai precisar apresentar notas no SAT ou no ACT, os chamados “ENEMs americanos”. Vamos ver quais são as pontuações que você precisa para ser aceito no MIT:

SAT

A média dos candidatos ao MIT fica entre 1520 e 1580 em uma escala de 1600 no SAT. Em outras palavras, 75% dos estudantes admitidos têm uma pontuação acima de 1520 nessa prova. Isso quer dizer que você vai precisar chegar o mais perto possível de uma pontuação perfeita para garantir que tenha chances de ser aceito no MIT. Felizmente, o MIT usa a pontuação da "seção mais alta" (também conhecida como "superscore"). Basicamente, o superscore significa que o MIT vai considerar as pontuações mais altas de cada seção em todos as edições do SAT que você participou (e enviou com a aplicação). Essa política de pontuação é uma boa notícia para quem quer entrar na universidade, pois significa que você pode se preparar e refazer a prova sem se preocupar em prejudicar suas pontuações anteriores.

ACT

Não é surpresa que os alunos admitidos também tenham altas pontuações no ACT. Os 75% melhores admitidos na universidade obtêm 34 ou mais pontos no teste. Com tantos candidatos com notas nesse patamar, uma pontuação mais baixa não será muito impressionante e vai diminuir suas chances de ser aceito no MIT. Felizmente, nesse caso também é utilizado o superscore.  Stratton Student Center, prédio do MIT

Essays

O MIT exige que você responda cinco perguntas em seus essays, de forma curta (cerca de 250 palavras, no máximo). Essas perguntas se relacionam a vários aspectos da sua vida, como o que você faz por diversão, em que departamento da instituição você está interessado(a), uma maneira de contribuir com sua comunidade, uma descrição de sua formação e um desafio que você enfrentou em sua vida. Essas redações do processo seletivo do MIT são projetadas especificamente para conhecer melhor o candidato e saber mais sobre seus interesses e sua história. Lembre-se: o MIT quer admitir alunos interessantes e com histórias interessantes. A universidade valoriza muito o fato de ter alunos com peculiaridades e paixões únicas, e não apenas notas altas nos testes. Aqui estão os prompts para essay da processo seletivo 2019-2020: 

Intercâmbio com a UDI

Quer aumentar suas chances de ser aceito no MIT? Então conte com todo o apoio da nossa mentoria especializada para conquistar sua oportunidade internacional. Faça agora mesmo o seu teste de perfil. Basta clicar aqui!