As cidades de La Casa de Papel têm uma função importante na trama da série: elas são os codinomes usados pelos personagens para colocar em prática seus planos, sendo o principal deles o assalto à Casa da Moeda da Espanha. Mas você já parou para pensar que essas cidades podem  ser boas opções de destinos para o seu intercâmbio? Não? Não tem problema! Nós trouxemos aqui as melhores universidades em cada uma delas, com base no QS World University Rankings, para te inspirar. Confira!

Melhores universidades nas cidades de La Casa de Papel

9-cidades-de-la-casa-de-papel

Tóquio

Universidade de Tóquio

Fundada em 1877 como a primeira universidade imperial, a Universidade de Tóquio (東京大学, em japonês), chamada de Todai, é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do Japão, e a melhor representante asiática entre as universidades das cidades de La Casa de Papel. Só para ilustrar, 15 dos 62 primeiros-ministros do Japão foram educados lá. A Universidade de Tóquio é composta por 10 faculdades e 15 escolas de pós-graduação. Ao todo, são 30 mil alunos matriculados, dos quais 2.100 são estrangeiros. O campus principal, de Hongo, ocupa a antiga propriedade da família Maeda, antigos senhores feudais da província de Kaga. Por isso, o local atrai turistas a pontos como o Akamon (o Portão Vermelho) e o majestoso Auditório Yasuda.

8-cidades-de-la-casa-de-papel

Rio

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi fundada oficialmente em 1920. No entanto, sua história é bem mais longa: ela começou em 1792, com a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho. Isso faz dela a primeira instituição de ensino superior do Brasil! Hoje em dia, além do campus principal no Rio, a universidade conta com instalações em Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé. Esses campi recebem, atualmente, mais de 67 mil alunos e alunas. É a representante nacional nas cidades de La Casa de Papel!

5-cidades-de-la-casa-de-papel

Lisboa

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa, além de ser a melhor da capital portuguesa, é também a maior instituição de ensino superior de Portugal, com mais de 47 mil alunos em 18 faculdades. Foi formada a partir da fusão da antiga Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e da Universidade Clássica de Lisboa (UL) em 2013. Tanto a UTL quando a UL começaram suas atividades no início do século passado. Os pontos fortes da ULisboa são Arte e Design, Engenharia de Mineração e Geografia.

1- cidades-de-la-casa-de-papel

Berlim

Universidade Humboldt de Berlim

A Humboldt-Universität zu Berlin foi fundada na capital da Alemanha em 1810 e, desde então, busca ser a “Mãe de todas as universidades modernas”. No início, a universidade possuía quatro faculdades clássicas, sendo elas Direito, Medicina, Filosofia e Teologia. O primeiro ano acadêmico lecionado na instituição tinha 256 alunos e 52 professores. Hoje em dia, no entanto, o número de estudantes já passa dos 40 mil. Os professores, por sua vez, já somam mais de 2500 contratados. O orçamento da universidade é de cerca de 400 milhões de euros, o que dá mais de 1 bilhão e 800 milhões de reais!

7-cidades-de-la-casa-de-papel

Nairóbi

Universidade de Nairóbi

A Universidade de Nairóbi é uma das maiores instituições de ensino superior no Quênia. A sua história data de 1956, quando foi fundado o Royal Technical College. Porém, apenas em 1970 ela se tornou oficialmente uma universidade independente. Atualmente conta com 6 faculdades, que recebem mais de 80 mil estudantes de graduação e pós: Faculdade de Arquitetura e Engenharia; Faculdade de Ciências da Saúde; Faculdade de Ciências Biológicas e Físicas; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais; Faculdade de Agricultura e Ciências Veterinárias e Faculdade de Educação e Estudos Externos.

2-cidades-de-la-casa-de-papel

Denver

University of Colorado

Parte do sistema estadual da Universidade do Colorado, o campus da instituição em Denver é o maior centro de pesquisa de todo o estado. Além das instalações em Denver, essa subdivisão do sistema estadual na região também abriga o Anschutz Medical Campus, na cidade vizinha de Aurora. A união desses dois centros educacionais, que antes eram instituições independentes, foi realizada em 2004. Hoje em dia, ao todo, a universidade recebe cerca de 15 mil estudantes.

6-cidades-de-la-casa-de-papel

Moscou

Universidade Estatal de Moscou

A Universidade Estatal de Moscou (Московский Государственный Университет имени М.В.Ломоносова, em russo), foi fundada em 1755. Além de ser a melhor da capital da Rússia, ela também é a mais prestigiada no país e em todo o leste europeu. O edifício principal da universidade, construído durante o período soviético, já foi considerado o prédio mais alto do mundo fora de Nova York e é, até hoje, o maior edifício educacional do planeta. Atualmente, a universidade conta com 47 mil estudantes matriculados (sendo 4 mil intercambistas), e mais de 9 milhões de livros em seu sistema de bibliotecas.

3-cidades-de-la-casa-de-papel

Estocolmo

Kungliga Tekniska Högskolan

O Instituto Real de Tecnologia (KTH) é a principal instituição de ensino superior da capital da Suécia, Estocolmo, uma das cidades de La Casa de Papel. Fundado em 1827, o Instituto é uma universidade pública que está sempre ligada aos avanços tecnológicos do país. As principais áreas de pesquisa do KTH estão focadas nas áreas de Tecnologia e Engenharia. Por lá, o intercâmbio é bastante incentivado, tanto o de estudantes suecos para o exterior quanto o de estudantes estrangeiros na instituição. Ao todo, quatro campi compõem o KTH, sendo o principal deles no distrito de Östermalm. Pouco mais de 4500 funcionários (professores e técnicos) ajudam na manutenção dessas instalações.

4-cidades-de-la-casa-de-papel

Helsinque

Universidade de Helsinque

A Universidade de Helsinque tem uma longa história. Ela nasceu, na verdade, na cidade de Turku, em 1276, quando a Finlândia ainda fazia parte do Império Sueco. No século XIX, sob o domínio do Império Russo, ela foi movida para Helsinque e nomeada Universidade Imperial Alexander. Só no começo do século XX se tornou oficialmente a Universidade de Helsinque. Atualmente, a instituição conta com onze faculdades, cerca de 40 mil alunos e diversos centros de pesquisa e bibliotecas, como a Biblioteca Nacional da Finlândia. 

Intercâmbio com a UDI

E aí, em qual dessas cidades de La Casa de Papel você vai querer fazer o seu intercâmbio? Conta para a gente nos comentários! Se já quiser começar a se preparar para conquistar essa oportunidade internacional, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

 


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos