Você sabe o que é USMLE? Para quem quer fazer Medicina nos EUA, esse é um termo muito importante, já que se trata do exame de licenciamento médico no qual os estudantes da área são obrigados a passar para exercer a profissão nos Estados Unidos, fazer uma residência médica ou aplicar para fellowships. Ficou interessado(a)? Então continue lendo para conhecer mais sobre a prova!
O que é USMLE e como funciona?
O United States Medical Licensing Examination (USMLE) é um teste feito em três etapas diferentes, que ocorrem ao longo da formação do estudante em Medicina. As duas primeiras etapas do exame são, normalmente, realizadas enquanto o estudante ainda está no curso de Medicina, enquanto a terceira etapa ocorre após a formatura.
O objetivo da prova é avaliar o domínio e a capacidade de um médico ou médica de aplicar o conhecimento, os conceitos e as habilidades aprendidas para diagnosticar e tratar pacientes. O USMLE é regulamentado pela Federation of State Medical Boards (FSMB) e pelo National Board of Medical Examiners (NBME) e pode ser feito por agendamento com o Prometric Center (empresa responsável pela aplicação da prova) durante todo o ano.
(Pixabay)
Etapas do USMLE
Como dissemos acima, o USMLE consiste em três etapas que você precisa realizar em diferentes estágios da sua formação em Medicina nos EUA.
1ª etapa: USMLE Step 1
O USMLE Step 1 é uma prova de um dia de duração que os estudantes geralmente fazem no final do segundo ano letivo. Ela avalia a proficiência em ciências básicas, como Anatomia, Ciências Comportamentais, Bioquímica, Imunologia, Microbiologia, Patologia, Farmacologia e Fisiologia. Essa etapa também inclui assuntos sobre Nutrição, Genética e Envelhecimento.
O exame é organizado por tópicos, o que o torna mais fácil para os participantes se prepararem, concentrarem e acompanharem. As perguntas são divididas em seções sobre sistemas de órgãos, como Cardiologia, Gastroenterologia e Neurologia, e por tarefas e aptidões do profissional, como diagnóstico preciso e gerenciamento eficaz de um caso.
O exame é dividido em sete blocos de 60 minutos cada, com duração de 8 horas (os estudantes têm 1 hora de intervalo dividida entre os blocos). Cada bloco inclui até, no máximo, 40 questões, com o exame completo não tendo mais de 280 perguntas em formato de múltipla escolha.
2ª etapa: USMLE Step 2
O USMLE Step 2 é um exame de duas partes, que normalmente é feito durante o quarto ano do curso de Medicina. Ele é projetado para avaliar a capacidade de um estudante de aplicar seus conhecimentos, habilidades e compreensão da ciência clínica, fundamentais na prestação de cuidados ao paciente sob supervisão, enfatizando a promoção da saúde e a prevenção de doenças. A etapa 2 é dividida em dois exames, da seguinte maneira:
Step 2 Clinical Knowledge (CK)
O primeiro exame do USMLE Step 2, chamado de Clinical Knowledge ou CK, consiste em questões de múltipla escolha em ciências clínicas como Ginecologia, Clínica Médica, Obstetrícia, Pediatria e Cirurgia. Ele também cobre tópicos relacionados a sistemas de órgãos, que são divididos em processos patológicos e fisiológicos.
O CK é dividido em oito blocos de 60 minutos cada, com duração de 9 horas (8 horas de prova mais 1 hora de intervalo). Da mesma forma que no Step 1, cada bloco do CK conta com até 40 questões. A prova completa tem, no máximo, 318 perguntas de múltipla escolha.
Step 2 Clinical Skills (CS)
A segunda prova do Step 2 é chamada de Clinical Skills ou CS, e exige que os alunos diagnostiquem atores se passando por pacientes e reúnam informações, realizem exames físicos e relatem suas descobertas a seus pacientes e colegas. Ela cobre um conteúdo semelhante ao do CK, mas é administrada em um formato prático.
Para o CS, os alunos precisam viajar para um dos cinco centros de teste nos Estados Unidos espalhados pelas cidades de Chicago, Filadélfia, Atlanta, Houston e Los Angeles.
(Tima Miroshnichenko/Pexels)
3ª etapa: USMLE Step 3
O USMLE Step 3 é um teste de dois dias, normalmente realizado após o primeiro ano de residência profissional. É a etapa final para avaliar se uma pessoa formada em Medicina está pronta para praticar a profissão sem supervisão. Como no Step 2, o Step 3 foca no atendimento ao paciente, incluindo diagnóstico, tratamento e cuidados.
Step 3 - Dia 1
O primeiro dia do exame é o Foundations of Independent Practice (FIP), que foca nos princípios médicos e científicos fundamentais para a assistência médica. Os tópicos abordados incluem a aplicação das ciências fundamentais, aplicação de ciências sociais – incluindo comunicação e habilidades interpessoais, ética médica e segurança do paciente –, compreensão da bioestatística, epidemiologia/saúde da população e interpretação da literatura médica.
A prova do Dia 1 tem 232 questões de múltipla escolha, divididas em seis blocos de 60 minutos de teste cada. O teste completo dura 7 horas, e inclui um intervalo de 45 minutos e um tutorial opcional de 5 minutos.
Step 3 - Dia 2
O Dia 2 do exame consiste no Advanced Clinical Medicine (ACM). Este dia de teste é centrado na avaliação da capacidade do médico residente de aplicar seu conhecimento sobre saúde e doença e sua evolução para administrar o atendimento e o tratamento do paciente. Os tópicos abordados incluem avaliação de diagnóstico e gestão, manutenção e triagem, prognóstico e resultado, terapia e tomada de decisão médica.
O Dia 2 tem 180 questões de múltipla escolha, divididas em seis blocos de 45 minutos de teste cada. Este dia de teste também inclui um tutorial de simulações de casos em computador (CCS) de 7 minutos. Ele é sucedido por 13 simulações de caso, que são feitas em, no máximo, 10 ou 20 minutos cada.
(Gustavo Fring/Pexels)
Quem precisa fazer o USMLE?
Estudantes de Medicina nos EUA matriculados em um curso que leva à obtenção de um diploma de Doctor of Medicine (M.D.) ou Doctor of Osteopathic Medicine (D.O.) devem fazer o USMLE. Os estudantes de Medicina Osteopática também podem fazer um teste semelhante, chamado Comprehensive Osteopathic Medical Licensing Examination (COMLEX), em vez do USMLE.
Médicos e médicas formados em cursos fora dos Estados Unidos, mas que ainda assim desejam exercer a profissão no país, também precisam realizar o USMLE.
Universidade do Intercâmbio
Agora que você já sabe o que é USMLE, só falta se preparar para estudar Medicina nos EUA! Com a ajuda da nossa mentoria especializada, você pode atingir o seu objetivo com mais facilidade. Os nossos mentores já estiveram nas principais universidades do mundo e vão te ensinar como aproveitar as melhores oportunidades de intercâmbio! Tire seu sonho do papel! Faça agora mesmo o teste de perfil clicando aqui!