Você já pensou em estudar Química no exterior? Existem diversas opções de universidades que desenvolvem um ótimo trabalho nessa área, inclusive aqui no Brasil. Mas algumas delas se destacam mais que as outras, seja pela qualidade da pesquisa desenvolvida, pelo investimento financeiro realizado ou pela tecnologia de ponta empregada em seus laboratórios. Então quais são, afinal, as melhores faculdades de Química do mundo? É isso que você irá descobrir agora!

Melhores faculdades de Química do mundo: MIT

Desde a sua fundação em 1865, o  Instituto de Tecnologia de Massachusetts conta com alguns dos melhores programas de Química do mundo. A lista de grandes nomes da área que já foram associados ao Departamento de Química do MIT é quase tão impressionante quanto a longa trajetória da instituição nesse campo de estudo. Alguns exemplos são os químicos James Mason Crafts, Arthur Amos Noyes, G. N. Lewis, James Flack Norris, Arthur C. Cope e F. Albert Cotton.

O Departamento de Química do MIT mantém dois centros de serviços. O Centro de Instrumentação agrupa as inúmeras ferramentas de pesquisa utilizadas pelo departamento, como sete espectrômetros de RMN (variando de 300 a 600 megahertz), um espectrômetro de EPR e um espectrômetro de massa de alta resolução FT operando com um ímã supercondutor de 4,7 Tesla. O segundo é o Centro de Difração de Raios-X.

melhores-faculdades-de-química-MIT

Departamento de Química do MIT

Melhores faculdades de Química do mundo: Universidade da Califórnia – Berkeley

Nada menos que 13 ganhadores do Nobel são ou já foram associados à Faculdade de Química da Universidade da Califórnia em Berkeley. Fundada em 1868, essa faculdade ocupa as dependências de seis edifícios e abriga os departamentos de Química, Engenharia Química e Biomolecular e Biologia Química.

O grande destaque dos programas de Química de Berkeley são os seus equipamentos e técnicas de pesquisa que permitem o estudo em ambientes de alto vácuo, alta pressão e baixa temperatura, bem como equipamentos para ressonância magnética nuclear e cromatografia em fase gasosa.

Melhores faculdades de Química do mundo: Harvard

O Departamento de Química e Biologia Química de Harvard possui a distinção de reivindicar o primeiro ganhador americano do Prêmio Nobel de Química: o professor Theodore William Richards, que recebeu o prêmio por sua pesquisa sobre pesos atômicos. Mas além dele, outros seis ganhadores do prêmio são associados à instituição. Quatro deles atualmente fazem parte do corpo docente da universidade.

Os vários laboratórios e centros de pesquisa utilizados nos programas de mestrado em Química de Harvard incluem a Instalação de Espectrometria de Massa de Moléculas Pequenas (localizado na Faculdade de Artes e Ciências ); o Laboratório de Raios-X e o Laboratório de Ressonância Magnética.

Esses laboratórios e instalações oferecem instrumentos como difratômetros de raios X, espectrômetros de ressonância magnética nuclear e um espectrômetro de massa de pequenas moléculas. O Departamento de Química de Harvard também fez parceria com o Programa FAS Green Labs para promover práticas ecológicas no campus.

melhores-faculdades-de-química-HARVARD

Departamento de Química e Biologia Química de Harvard

Melhores faculdades de Química do mundo: Cambridge

Uma característica muito forte da Universidade de Cambridge é o forte incentivo dado aos trabalhos interdisciplinares e no Departamento de Química da instituição isso não é diferente. Por lá existem cinco grupos de pesquisa específicos: pesquisa biológica, pesquisa de química de materiais, pesquisa de físico-química, pesquisa de química sintética e pesquisa de teoria/modelagem e informática.

Além disso, ainda existem outras três áreas de pesquisa colaborativa associadas aos programas de pós-graduação em Química da escola:

  • Estudos Sobre Energia Sustentável, Meio Ambiente e Clima
  • Química da Saúde
  • Design Inovador de Moléculas e Materiais

Vários centros e instalações de pesquisa da universidade estão associados a esses esforços de colaboração. Entre eles se destacam o Centro de Ciências Climáticas de Cambridge; o Laboratório Melville para Polímeros Sintéticos e o Centro Internacional de Materiais Avançados.

Os membros do corpo docente do departamento incluem bolsistas da Royal Society, da Academia de Ciências Médicas e da Sociedade Real de Química, todas instituições altamente renomadas no Reino Unido e internacional.

Melhores faculdades de Química do mundo: Stanford

O Departamento de Química da Universidade Stanford mantém um forte foco em instrumentação para análise e espectroscopia. Os instrumentos do departamento incluem cinco espectrômetros de RMN Varian equipados para uma variedade de núcleos atômicos. Outras tecnologias especializadas disponíveis para grupos de pesquisa incluem:

  • Espectroscopia de dispersão dinâmica da luz
  • Sistemas Eletroquímicos
  • Espectroscopia linear e não linear de femtossegundo e picossegundo
  • Instalações de ressonância de íon ciclotron
  • Espectroscopia de molécula única
  • Espectroscopia a laser de ultra-alta resolução

Mais voltados para as atividades desenvolvidas no âmbito do doutorado, o departamento também possui um espectrofotômetro Cary UV/Vis /NIR, um fluorômetro Fluorolog 3 e um FTIR Vertex 70. O departamento também mantém uma estreita relação com o Centro de Análise e Design Molecular e a Fonte Luminosa de Radiação Síncrotron, uma divisão do Centro de Aceleração Linear de Stanford que é operada pela universidade em parceria com o Departamento de Energia dos Estados Unidos.

melhores-faculdades-de-química-STANFORD

Departamento de Química de Stanford

Melhores faculdades de Química do mundo: Oxford

Em 1860, a Química tornou-se uma disciplina acadêmica independente na Universidade de Oxford após a construção de um laboratório específico para a área. Desde 1904, 21 cientistas e pesquisadores associados ao Departamento de Química da universidade já receberam o Nobel. Os mais recentes foram o bioquímico Michael Levitt, em 2013, por seu desenvolvimento de modelos multiescala para sistemas químicos complexos; e o biólogo estrutural Venki Ramakrishnan, em 2009, por seu estudo sobre a estrutura e função do ribossomo.

O laboratório de pesquisa do departamento abriga instalações de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e uma instalação de pesquisa em espectrometria de massa com dezesseis sistemas que é a maior do tipo no Reino Unido. Outros centros e instalações utilizados pelo departamento incluem o Centro de Ressonância Avançada de Rotação Eletrônica e a Instalação de cristalografia de raios-X.

melhores-faculdades-de-química-LAB-DE-QUIMICA-INORGÂNICA-OXFORD

Laboratório de Química Inorgânica de Oxford

Melhores faculdades de Química do mundo: Universidade Nacional de Singapura

Fundada em 1905, a NUS é uma universidade de pesquisa especializada em Medicina, Química, Odontologia e Ciência de Alimentos. O Departamento de Química da escola oferece cursos de bacharelado de 3 anos e programas de pós-graduação de 4 anos. Todos os estudantes de graduação aprendem princípios fundamentais de Química Inorgânica, Orgânica e Física, além de Ciências Ambientais e de Energia. Também exploram campos multidisciplinares, como Nanotecnologia, Biologia Química, Química de Materiais e Química Medicinal.

Outras opções de bacharelado incluem um programa de 4 anos de Química e Ciência de Alimentos oferecido em parceria com a Universidade Nacional da Austrália. O departamento também oferece minors em Nanociência, Química Analítica, Química Ambiental e Ciência Forense.

Os estudantes da NUS também podem cursar uma graduação em Química enquanto se formam em outro campo. Os estudantes de graduação desfrutam de várias oportunidades de pesquisa, incluindo um programa europeu de imersão em pesquisa, um programa de estágio profissional e um programa de intercâmbio exclusivo.

Já para os alunos de pós-graduação são oferecidos um mestrado em Ciências e um doutorado em Química com duração de 4 anos. Os estudos de pós-graduação na NUS são altamente individualizados, com espaço para estudos independentes e trabalhos experimentais. No doutorado do departamento os doutorandos podem se especializar em Química Geral ou em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Melhores faculdades de Química do mundo: ETH Zürich

O Departamento de Química e Biociências Aplicadas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique é associado a 10 ganhadores do Prêmio Nobel no campo da Química. Esses pesquisadores foram premiados e reconhecidos por trabalhos em várias áreas, incluindo síntese de amônia, polimetilenos e terpenos superiores, desenvolvimento de espectroscopia de ressonância magnética nuclear e estereoquímica de moléculas e reações orgânicas.

Fundado em 1855, apenas 2 anos depois da fundação do Instituto,  o Departamento de Química cresceu ao ponto de incluir hoje em dia 55 grupos de pesquisa. Todas essas pesquisas, que servem de base para uma grande variedade de programas de pós-graduação da área, ocorre em cinco institutos e laboratórios:

  • Instituto de Engenharia Química e Bioquímica
  • Instituto de Ciências Farmacêuticas
  • Laboratório de Química Inorgânica
  • Laboratório de Química Orgânica
  • Laboratório de Química Física
melhores-faculdades-de-química-DEPARTAMENTO-DE-QUIMICA-ETH

Departamento de Química e Biociências Aplicadas da ETH

Melhores faculdades de Química do mundo: Universidade Tecnológica de Nanyang

Conhecida pelo seu forte programa de Química, a NTU foi fundada em 1981 e atende a aproximadamente 33 mil estudantes. Os cursos de Química nos níveis de bacharelado, mestrado e doutorado são oferecidos pela Escola de Ciências Físicas e Matemática.

Os alunos de graduação da NTU podem se formar em Química Geral, Química Biológica ou adicionar uma segunda especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Já os alunos de pós-graduação podem optar entre seguir um caminho mais voltado para o mercado de trabalho ou se especializarem no âmbito da pesquisa. Na primeira opção, os doutorandos passam a maior parte do tempo assistindo a palestras e seminários e realizando trabalhos de laboratório. Já na segunda eles têm um processo de formação mais independente (mais ou menos como funciona aqui no Brasil nas relações entre orientadores e orientandos) com o objetivo principal de desenvolver uma tese.

Os estudos de Química da NTU têm foco especial em Química Orgânica, Biológica e Verde, além de Eletroquímica Molecular.

Melhores faculdades de Química do mundo: Universidade Northwestern

Fundado em 1884, o Departamento de Química da Northwestern University comemorou a conclusão do seu Centro Integrado de Educação e Pesquisa em Estrutura Molecular em 2013. Esse esforço promoveu novas oportunidades de trabalho interdisciplinar e nova instrumentação na oferta da universidade de alguns dos melhores programas de Química disponíveis no mundo.

Alguns centros e institutos de pesquisa afiliados ao Departamento de Química da Northwestern incluem o Centro de Pesquisa em Energia Solar de Argonne-Noroeste; o Instituto de Química para os Processos da Vida; o Centro de Excelência em Nanotecnologia do Câncer; o Laboratório de Análise de Alto Rendimento; o Centro de Engenharia e Ciência em Nanoescala; o Instituto de Sustentabilidade e Energia e o Centro de Inovação Molecular e Descoberta de Medicamentos.

O Centro Experimental de Caracterização Atômica e Nanométrica da Northwestern, por sua vez, gerencia três subcentros:

  • Centro de Instrumentação para Sonda Eletrônica
  • Centro Interdisciplinar de Ciências da Superfície Keck
  • Centro Integrado de Fabricação, Teste e Instrumentação em Nanoescala

Melhores faculdades de Química do mundo: Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)

Cinco ganhadores do Nobel de Química já foram associados aos programas de doutorado em Química da Caltech: Linus Pauling, Rudy A. Marcus, Ahmed H. Zewail, Robert H. Grubbs e Frances Arnold. Esta última foi a quinta mulher (e a primeira associada à universidade) a receber o prêmio, em outubro de 2018, pelo seu estudo em evolução de enzimas.

Por meio da Divisão de Química e Engenharia Química da Caltech, os estudantes de pós-graduação podem focar seus estudos em Bioquímica ou Biofísica Molecular. O departamento possui vários centros de pesquisa, incluindo o Centro de Catálise e Síntese Química, o Instituto de Sustentabilidade Resnick e o Centro de Simulação de Materiais e Processos.

Melhores faculdades de Química do mundo: Universidade da Califórnia – Los Angeles

A maioria das universidades de pesquisa possui um prédio dedicado ao estudo da Química, mas a UCLA transformou seu prédio em um experimento em andamento. A estrutura apresenta células solares transparentes estudadas por um dos principais nanocientistas americanos, Paul Weiss, além de outros pesquisadores do Instituto de Nanosistemas da Califórnia, da Escola de Engenharia e Ciência Aplicada e do Departamento de Química e Bioquímica da UCLA.

Oferecendo alguns dos melhores programas de graduação na área do mundo, o Departamento de Química da instituição gerencia diversas instalações e tecnologias de pesquisa como o Centro de Instrumentação Molecular, o Laboratório de Espectrometria de Massas e o Laboratório de Difração de Raios-X.

Outras instalações interdepartamentais e de pesquisa associadas ao Departamento de Química da UCLA incluem o Centro de Medicina Regenerativa e Pesquisa com Células-Tronco; o Instituto de Genômica e Proteômica e o Jonsson Comprehensive Cancer Center, um centro de pesquisa especializado em câncer.

California-Nanosystems-Institute

Sede do Instituto de Nanosistemas da Califórnia na UCLA

Menções Honrosas

Outras universidades que se destacam no campo da Química ficaram de fora do TOP 12 mas merecem uma menção. Confira:

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades de Química do mundo, que tal conquistar a sua vaga em uma delas? Para isso você pode procurar o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.