As oportunidades internacionais só foram popularizadas muito recentemente no Brasil. Isso faz com que as dúvidas sobre intercâmbio sejam extremamente comuns. Por conta disso, reunimos aqui as questões mais frequentes para responder de vez todas as suas perguntas e, assim, te deixar mais confiante para ir atrás da sua experiência no exterior.

6 dúvidas sobre intercâmbio respondidas

Não tenho inglês fluente. Posso fazer intercâmbio?

Sim! O intercâmbio vai justamente desenvolver as suas habilidades no idioma, proporcionando uma imersão completa, na qual você vai conviver com falantes nativos a maior parte do tempo. No entanto, é importante destacar que em alguns casos você pode precisar passar por um teste de proficiência. Mas, nesse cenário, um entendimento intermediário do inglês e um bom conhecimento sobre a estrutura da prova podem te ajudar.

3-duvidas-sobre-intercambio

Além disso, caso você não se sinta confortável ao falar inglês, pode fazer intercâmbio para lugares que tenham outro idioma como língua oficial. Nesse caso, um país de língua espanhola (que se aproxima bastante do português), como Argentina, México ou a própria Espanha, pode ser uma boa opção (além, obviamente, de países que falam português)!

Preciso fazer alguma prova para estudar no exterior?

Sim! Essa é uma das dúvidas sobre intercâmbio mais comuns. Como falamos na resposta anterior, primeiramente você pode precisar passar por um teste de proficiência no idioma do seu país de destino. No caso dos países de língua inglesa, por exemplo, o TOEFL e o IELTS são os mais recomendados. 

Algumas universidades também podem pedir as notas de alguns testes padronizados, parecidos com o ENEM ou com um vestibular. Nos Estados Unidos, por exemplo, o SAT e o ACT são as provas mais utilizadas pelas instituições nos processos seletivos. Todas elas (incluindo os testes de proficiência) podem ser feitas aqui mesmo no Brasil.

Como sei para qual visto preciso me inscrever?

Isso vai depender de qual oportunidade internacional você está buscando. Em geral, se você for estudar no exterior, os países oferecem especificamente um visto de estudante. Nos EUA, esse visto é chamado de F1. Já no Reino Unido, ele tem o nome de Tier 4. Para saber exatamente qual permissão deve requerer, você pode entrar em contato com a embaixada ou consulado do país de destino. O Itamaraty mantém uma lista das representações internacionais no Brasil. Clique aqui para conferir.

1-duvidas-sobre-intercambio

Como eu decido onde fazer meu intercâmbio?

Essa é uma daquelas dúvidas sobre intercâmbio que não têm uma resposta simples. No entanto, você pode listar tudo o que deseja encontrar em um país (ou em uma universidade) e pesquisar quais se encaixam melhor nas suas expectativas. Dessa forma, você vai chegar a um destino que concentra tudo (ou grande parte) do que você espera para o seu intercâmbio. Porém, é importante fazer uma lista realista. Além de verificar os atributos dos países e das universidades, avalie suas próprias características e analise se você se encaixaria bem naquele contexto (ou até mesmo se tem a possibilidade de chegar até lá).

2-duvidas-sobre-intercambio

Vale a pena fazer intercâmbio?

Muitas pessoas se questionam se estudar no exterior vale todo o tempo, esforço e dinheiro gasto. Essas pessoas, em geral, querem saber o que exatamente vão receber em troca, além de um diploma. A verdade é que um intercâmbio não te dá apenas experiência acadêmica. Além das habilidades em outros idiomas, você ainda vai desenvolver a independência, organização e liderança, competências ideais para se sair bem não só no mercado de trabalho, como na vida, em geral.

Eu não sou rico(a). Consigo fazer intercâmbio mesmo assim?

Sim! Existem diversos auxílios financeiros disponíveis nas universidades fora do Brasil voltados especialmente para estudantes internacionais. Essas bolsas de estudos podem cobrir desde as mensalidades até a sua moradia e alimentação no exterior. É claro que você ainda vai ter alguns pequenos gastos, mas nada que, com o planejamento certo, não valha o investimento!

Intercâmbio com a UDI

Você tem mais dúvidas sobre intercâmbio? Então que tal ter todo o suporte da nossa mentoria especializada para conquistar sua oportunidade internacional? Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos