Como estudante, a questão de estudar ou não no exterior pode ser uma das maiores decisões que você enfrentará. Mas depois que essa decisão for superada, a próxima pergunta mais importante a se fazer é: para onde ir? Para te ajudar com isso, compilamos uma lista com alguns dos melhores países para estudar em 2020. O resultado é baseado em fatores como popularidade no Google, oportunidades de estágio e receptividade a estrangeiros. Confira!

10 melhores países para estudar em 2020

1. Espanha

Desde a diversidade geográfica até a ampla oferta de cursos, a Espanha oferece algo para todos. É por esse motivo que estudantes do mundo inteiro estão optando por cursos acadêmicos e estágios em cidades como Barcelona, ​​Madrid, Sevilha e outros centros urbanos que são bem mais acessíveis que muitas outras cidades europeias.

Se você estuda História, Ciência Política, Negócios ou Arte, pode aproveitar a experiência de viver em cidades modernas e prósperas enquanto explora a arquitetura e a história das cidades espanholas – algumas com milhares de anos!

melhores-países-para-estudar-em-2020-Espanha

Entre os museus, castelos e igrejas mundialmente famosos da Espanha, você ficará imerso no rico charme do mundo antigo deste belo país. E não deixe de experimentar a sesta, umas das tradições mais famosas do país que nada mais é que o ato de tirar um cochilo no início da tarde. Também não deixe de se encantar pelos vários festivais culturais e pela vida noturna agitada das grandes cidades espanholas.

Se você estiver interessado em desenvolver suas habilidades no idioma espanhol, não deixe de conhecer o castelhano, uma variação falada apenas em certas partes do país.

2. Alemanha

Não é difícil entender por que a Alemanha faz parte desse ranking. Berlim, a capital do país, além de ser um dos principais polos culturais da Europa, abriga centros comerciais em expansão e sedes de marcas internacionais como BMW, Bosch e Adidas.

As universidades do país são internacionalmente reconhecidas especialmente pelos cursos de STEM. Isso sem falar na vasta oferta de estágios encontrada por lá, graças especialmente ao elevado número de empresas espalhadas pelo território da economia mais rica do Velho Continente.

melhores-países-para-estudar-em-2020-Alemanha

Mas, embora a reputação de inovação e a grande economia alemã tornem o país um dos melhores lugares do mundo para estudar Ciências e Negócios, a Alemanha também conta com uma base sólida em Ciências Humanas. Beethoven, Goethe, Heisenberg e Kant são apenas alguns dos nomes daqueles cujas contribuições para as Artes, Música e Filosofia duram até hoje.

A localização central do país o tornou o coração da história intelectual europeia no século XIX e garantiu seu lugar na história mundial. Hoje, os estudantes podem explorar o passado e o futuro da Alemanha visitando um de seus muitos museus mundialmente famosos, mergulhando nas artes de Dresden ou caminhando pelas aldeias cênicas da Floresta Negra.

3. Japão

O Japão continua sendo a melhor escolha para estudantes que sonham em estudar na Ásia. A combinação única de inovação e milhares de anos de história, torna o país um destino fascinante para qualquer aluno, independentemente de sua graduação. Na vanguarda da modernização científica e tecnológica, o Japão abriga alguns dos melhores programas STEM do mundo, além de faculdades de artes liberais altamente respeitadas que se beneficiam de uma longa tradição em Filosofia e Cultura.

melhores-países-para-estudar-em-2020-Japão

As pessoas, embora tímidas, são muito acolhedoras, especialmente os estudantes, e têm prazer em apresentar para os visitantes o equilíbrio harmonioso onde a história moderna e a antiga se unem. Esse ambiente amigável – além da conveniência de usufruir dos ótimos serviços de transporte, e alimentação do país – facilita a saída da zona de conforto.

De aventuras culinárias com sushi em Osaka a experiências históricas nos museus de Hiroshima, você terá a chance de adquirir habilidades e ganhar experiência em uma parte única do mundo.

4. Itália

A excelente hospitalidade, a comida deliciosa e a rica cultura da Itália continuam atraindo estudantes de todo o mundo. Lar de algumas das universidades mais antigas do mundo, a Itália leva a sério a educação, permitindo que os alunos tenham uma experiência prática no centro de Moda e Negócios de Milão; no tesouro histórico de Roma e na riqueza agrícola de Siena. Você terá acesso à inúmeras obras de arte originais e dezenas de maravilhas arquitetônicas, tudo a uma curta distância ou a uma curta viagem de trem.

melhores-países-para-estudar-em-2020-Itália

A Itália tem um dos melhores climas da Europa, facilitando a exploração de suas colinas, ilhas e montanhas em um fim de semana livre. A incrível história do país pode ser vivenciada a cada passo, das antigas ruínas gregas e romanas à arte do Renascimento e aos remanescentes da Segunda Guerra Mundial.

Se você está interessado em aprender o idioma de Dante e Maquiavel ou estudar Ciências da Terra investigando vulcões, a Itália está esperando por você.

5. França

A França é sempre um dos principais destinos de estudos para intercambistas, tornando-se o lar de todos os tipos de estudantes internacionais e de uma infinidade de ofertas de cursos diversos. Ao estudar Biologia, Negócios, Música ou até mesmo Gerencialmente de Vinho em uma das muitas universidades renomadas do país, você estará cercado pela história viva que enche cidades como Tours, Lyon, Lille, Aix-en-Provence, e – é claro – Paris. Em qualquer uma de suas importantes galerias, museus, cafés ou trilhas para caminhada, você terá a chance de explorar um país que teve uma influência global de longa data na sociedade, moda, artes, comida, e ciência.

Desacelere e aprenda sobre a “joie de vivre”, ou a alegria de viver. A culinária desempenha um papel importante na sociedade francesa e você terá muitas oportunidades para provar croissants, queijo fresco e outros alimentos requintados que tornam a comida francesa uma das mais icônicas e copiadas do mundo.

melhores-países-para-estudar-em-2020-França

Os estudantes também podem (e devem!) aproveitar descontos especiais que dão acesso a galerias e outras atrações a preços mais baixos. A França compartilha fronteiras com seis países e sua localização no meio da Europa faz com que seja uma excelente opção para quem deseja viajar bastante durante seu tempo no exterior.

6. Austrália

Almas aventureiras são atraídas pela extraordinária paisagem e vida selvagem do Outback. Animais exóticos e raros e características geológicas impressionantes fazem da Austrália um dos melhores lugares para estudantes que mal podem esperar para sair de casa e explorar o mundo.

Como não podia deixar de ser, o país se destaca especialmente nas áreas de Estudos Biológicos, Meio Ambiente e Conservação. Em qual outro lugar do mundo é permitindo se aproximar dos coalas e da Grande Barreira de Corais, a maior estrutura de recifes de corais do mundo? Se você sonha em estudar Biologia Ambiental ou Ciência Veterinária no exterior, não deixe de dar uma olhada nas universidades australianas.

melhores-países-para-estudar-em-2020-Austrália

A Austrália também abriga algumas das cidades mais multiculturais do planeta, e estudantes internacionais em lugares como Brisbane, Perth e Melbourne podem se beneficiar de uma variedade de cursos de alto nível em áreas como História, Inglês, Matemática e Comunicação. Música também é outra área forte, afinal, onde é melhor aprender tecnologia musical do que na mundialmente famosa Sydney Opera House?

Esportes e educação física são outros dois programas altamente enfatizados na Austrália, e cursos como esses incluem atividades como caminhada na mata, caiaque e mergulho para aproveitar ao máximo o clima quente e ensolarado do país.

7. Irlanda

A Ilha Esmeralda oferece uma combinação única de aventura, história e entretenimento, dando para os intercambistas um gostinho da sua cultura marcada por ruínas viking, vários castelos e pela própria língua gaélica.

As vistas deslumbrantes do Anel de Kerry e da Calçada dos Gigantes são apenas algumas das atrações que esperam por você na paisagem acidentada da Irlanda. O país é especialmente procurado por estudantes interessados em cursos de Artes, Literatura e Ciência Humanas. Mas além disso, também vem se destacando como um grande centro de pesquisa internacional, já  tendo uma reputação consolidada nos campos da Química, Tecnologia e Farmácia.

melhores-países-para-estudar-em-2020-Irlanda

E claro, não dá pra falar de Irlanda sem comentar a alta concentração de brasileiros estudando em cursos de inglês, especialmente em Dublin, a capital. Sendo um dos poucos lugares do mundo onde é possível conciliar estudo de idiomas com trabalho, o país virou uma das principais sensações entre intercambistas que sonham aprender a língua mais importante do mundo no exterior.

8. Inglaterra

A Inglaterra sempre foi um dos principais queridinhos dos intercambistas e, considerando sua longa tradição acadêmica e enorme diversidade cultural, isso não é nenhuma surpresa. Para além das reputações acadêmicas bem conhecidas de Oxford e Cambridge, o país oferece uma qualidade de educação reconhecida mundialmente, independentemente da área de estudo.

melhores-países-para-estudar-em-2020-Inglaterra

De Stonehenge à Galeria Nacional, você terá acesso a alguns dos locais e cenários mais antigos e emblemáticos da história mundial. A entrada gratuita na maioria dos museus, bibliotecas e galerias significa que você pode experimentar ainda mais Literatura, Arte e História fora dos seus estudos e obter informações valiosas sobre esses tópicos a partir de novas perspectivas.

9. Nova Zelândia

Não importa se em uma pequena cidade universitária cercada pela natureza ou em uma das grandes e agitadas cidades da Nova Zelândia, estudar no país é ter acesso a diversas viagens e trabalhos de campo, um costume difundido em larga escala nas universidades neozelandesas. E nem é de se estranhar o motivo, afinal, o país conta com algumas das paisagens naturais mais impressionantes do planeta! Zoologia e Ciência Equina são duas áreas de grande destaque por lá.

melhores-países-para-estudar-em-2020-Nova-Zelândia

Muita gente que estuda no país diz que os neozelandeses são as pessoas mais agradáveis ​​e generosas que já conheceram. Some isso as baixas taxas de criminalidade e o excelente serviço de saúde e você terá a fórmula perfeita para entender facilmente a razão de a Nova Zelândia ser considerada um dos melhores países para estudar em 2020.

10.  Suécia

Conhecido mundialmente pela estrutura flexível de suas universidades, a Suécia preza pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional/acadêmica. Suas universidades são de excelência em todas as áreas, mas o grande destaque do país são os cursos nos campos de Tecnologia e Negócios.

Como uma das nações mais inovadoras do planeta, a Suécia possui um alto padrão de vida e leva muito a sério as questões ambientais e de sustentabilidade. E não é só isso! Os suecos são grandes adeptos da prática de atividades ao ar a livre e do cuidado com a saúde e o corpo. E  isso se reflete também nas  suas universidades.

melhores-países-para-estudar-em-2020-Suécia

Esses são apenas alguns dos dos melhores países para estudar em 2020, mas a oferta é gigantesca! Cabe a você pensar bem antes de decidir o destino dos seus sonhos. Mas lembre-se que mais que um destino, optar por estudar no exterior é uma experiência de mudança de vida. Seja qual for sua escolha, você voltará pra cara depois de conhecer novos amigos, participar de aventuras únicas e adquirir conhecimentos que permanecerão com você pelo resto da vida!

Intercâmbio com a UDI

Qual desses melhores países para estudar em 2020 mais te interessou? Independente da sua resposta, o que importa mesmo é se preparar para conseguir uma vaga em uma universidade lá fora. E a boa notícia é que a nossa mentoria especializada pode te ajudar com isso. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal e acompanhar tudo o que publicamos no Blog.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos